Cadastro ID Jovem

Ter o cadastro ID Jovem quer dizer muita coisa para aqueles que têm idade entre 15 a 29 anos. Esse benefício têm uma variedade de vantagens que podem ser usufruídas a qualquer momento pelo portador da Identidade Jovem. O acesso à meia entrada em eventos artísticos, culturais, além de descontos ou até mesmo a gratuidade em viagens interestaduais é um direito de todos que portarem esse documento.

O Cadastro da ID Jovem poderá ser feito através do aplicativo para celular ou pela internet. Antes de tentar se cadastrar no programa identidade jovem é necessário conhecer alguns requisitos que são fundamentais para gerar o cartão.

Quem tem direito ao cadastro ID Jovem?

Como a maioria dos benefícios sociais do Brasil, o Cadastro da ID Jovem está disponível para aqueles que são considerados baixa renda e que tenham idade entre 15 a 29 anos. Não é apenas isso, pois é necessário também ter todos os dados atualizados no CRAS (Centro de referência e assistência social).

No CRAS da sua cidade você terá que solicitar a inclusão dos seus dados no Cadastro Único (CadÚnico).  Esse é um dos principais requisitos, pois a falta desse cadastro ou a divergência de informações resultará em erro na hora de cadastrar a id jovem pelo site ou aplicativo.

  • Tem direito a emitir a Identidade jovem pessoas com idade entre quinze e vinte e nove anos.
  • Estudantes matriculados em instituição de ensino, pública ou privada nos níveis de educação básica, educação infantil, ensino fundamental,  ensino médio e educação superior.
  • Pessoas com deficiência comprovada e também os acompanhantes que comprovem necessidade de apoio a pessoa com deficiência

Quais são as vantagens de Cadastrar ID Jovem?

Quem consegue fazer o Cadastro da ID Jovem poderá usufruir de diversos programas culturais, esportivos, musicais e em cinemas. Não bastando isso, os jovens que possuem o cadastro na identidade jovem poderá fazer viagens interestaduais nos meios de transportes listados abaixo:

  • Trem;
  • Ônibus;
  • Embarcações.

As viagens poderão ser gratuitas ou com desconto de 50%. Vale lembrar que as demais taxas de embarcação serão pagas pelo portador da identidade.As empresas de ônibus reservam dois lugares para gratuidade 100% e mais dois 50%. O conselho é solicitar a passagem dias antes de viajar, para poder conseguir o valor total!

Ressalva: As viagens viagens com a ID Jovem só valem de estado para estado e a apresentação da carteira dará 50% (meia entrada) para os demais eventos já citados!

Como fazer o cadastro ID Jovem / Identidade Jovem?

Para cadastrar a ID Jovem é necessário acessar o portal Juventude do Governo Federal utilizando esse link aqui. Para muitos, um erro informando que “Sua conexão não é particular” poderá ser exibido (isso acontece na maioria dos sites do Governo). Siga esse passo a passo para cadastrar a identidade jovem mesmo apresentando esse problema.

  1. Após acessar o link acima, clique na opção “AVANÇADO”;
  2. Em seguida abrirá uma caixa com algumas informações e em baixo a frase “Ir para idjovem.juventude.gov.br (não seguro)”;
  3. Clique nessa informação mostrada no passo 2;
  4. O site será carregado.

Após esses passos, vem a parte de preenchimento das informações pessoais. Uma das principais informações dessa tela é o número do NIS! Se você não sabe como achar, acesse aqui e preencha todos os dados, em seguida volte para o site e complete as informações exigidas.Esses são os passos necessários para fazer o Cadastro ID Jovem

Posso usar o cadastro id jovem de outra pessoa?

O Cadastro identidade jovem é exclusivo para quem conseguiu emitir o cartão. Benefício social é intransferível!Os usuários da identidade jovem pode usar o aplicativo também para realizar um novo cadastro, renovação da id jovem e para realizar a compra de ingressos e retirada das passagens interestaduais.

Esse programa conta com uma segurança contra fraudes bem rigorosa, pois para qualquer transação é necessário apresentar o CÓDIGO QR único para cada cadastro da id jovem.Por conta disso, não existe nem a possibilidade de retirar ingressos e passagens para terceiros (mesmo se for parente).

Por quanto tempo o cadastro ID Jovem é válido?

O Cadastro Identidade Jovem deve ser renovado a cada 30 dias. Você pode fazer isso pelo computador ou pelo o seu smartphone. Lembrando que caso faça ou renove seu cadastro ID Jovem pelo o site oficial é necessário imprimir o seu documento para poder assegurar os seus direitos aos benefícios.

Principais dúvidas sobre o cadastro ID Jovem:

Acabou o limite de passagens gratuitas, o que fazer?

Caso a reserva gratuitas se esgotem, são disponibilizadas mais duas vagas no mesmo veículo com no mínimo 50% de desconto. Se ambas se esgotarem, o recomendável é aguardar o próximo transporte ou adquirir pelo valor tradicional.

Posso comprar minha passagem pela internet?

Não, isso se constitui como uma medida de segurança. Para você solicitar a sua passagem pelo cadastro ID jovem é necessário que você se dirija até o guichê tradicional com a sua Identidade Jovem e um documento de identificação com foto. Nenhuma empresa está obrigada a oferecer o desconto ou gratuidade via internet.

Preciso estar conectado a internet para utilizar a minha ID Jovem pelo celular?

Não, você só precisará de internet nas fases iniciais de download do aplicativo e cadastro ID Jovem. Após isso, o registro do documento ficará armazenado no smartphone podendo ser acessado off-line sem uso de internet.

Não tenho o número do NIS, posso fazer o cadastro ID Jovem?

Infelizmente não, somente quem possui cadastro no CadÚnico e o número do NIS poderá participar do programa.

Existe alguma regra para solicitar a minha passagem gratuita pelo ID Jovem?

Sim, é necessário se apresentar ao local de embarque com no mínimo 30 minutos de antecedência com seu ID Jovem e documento oficial com foto em mãos. Lembrando que quanto maior a antecedência para solicitar a sua passagem, menores são as chances de que ocorra algum transtorno, como por exemplo: esgotamento das passagens reservadas.

1 comentário em “Cadastro ID Jovem

  1. Pingback: ID Jovem 2019 - ID Jovem - Identidade Jovem

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *