Como fazer o Cadastro único

O Cadastro único ou CadÚnico é necessário para ter o direito de usar a ID Jovem, além de cumprir as normas estabelecidas por lei, o jovem de 15 a 29 anos também deve estar matriculado no Cadastro Único. Este é um sistema do Governo Federal, que controla a inscrição de todos os beneficiários de programas sociais, a fim de proporcionar os benefícios apenas aos cidadãos que realmente precisam dele. Confira abaixo como se cadastrar no CadUnico para emitir sua ID Jovem.

O Governo Federal oferece diversos benefícios sociais voltados para famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Essas iniciativas visam extinguir de uma vez por todas essa triste realidade em todo o Brasil. A inscrição nesses programas e benefícios utiliza o Cadastro Único do Governo, também conhecido como CadÚnico. É uma ótima plataforma capaz de centralizar todas as informações sobre os usuários cadastrados em programas sociais.

O que é o Cadastro Único de Governo – CadÚnico

O CadÚnico é uma plataforma criada pelo Governo Federal para reunir todos os dados referentes às famílias brasileiras classificadas em situação de extrema pobreza e pobreza. Com essas informações, o Governo Federal, estados e municípios implementam projetos e políticas públicas voltadas à melhoria de vida dessas famílias.

O CadUnico é um sistema informatizado que controla os dados e registros de famílias brasileiras de baixa renda.

Os programas e benefícios do Governo Federal que utilizam a ferramenta são: Id Jovem; Bolsa Família; Minha casa, minha vida; Saco Verde; Programa de Erradicação do Trabalho Infantil; Carteira do Idoso; Programa Cisternas; Carta Social; Telefone Popular; Pro jovem adolescente; Brasil Carinhoso; Tarifa de Energia Social; Isenção de taxas em licitações públicas; entre outros. Além disso, alguns estados e municípios utilizam o CadÚnico para selecionar pessoas para seus próprios programas sociais.

Como se cadastrar no Cadastro Único

Para fazer seu cadastro, visite o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social do seu município, com todos os documentos pessoais, comprovante de endereço e renda de todos os membros da família.

Para que a inclusão seja feita sem qualquer problema, é necessário que o responsável possa responder a todas as questões solicitadas no registo, deve fazer parte da família, residir no mesmo agregado familiar e ter pelo menos 16 anos. Além disso, deve estar portando o Cadastro Individual (CPF) ou o Nome do Eleitor.

Se a família é quilombola ou indígena, o documento para o registro não precisa ser o CPF ou o título de eleitor. Basta estar carregando uma certidão de nascimento, certidão de casamento, autorização de trabalho, certificado administrativo de nascimento do indígena ou carteira de identidade.

É essencial que, após a inscrição no CadÚnico, a família mantenha as informações atualizadas. Sempre que houver alguma mudança no aspecto familiar, deve ser informado ao CRAS para fazer as mudanças necessárias.

Saiba como registrar seu ID da Juventude

=
Para participar da ID Jovem e de outros programas sociais do Governo Federal, é imprescindível que o cidadão esteja inscrito no CadÚnico. Essa ferramenta é controlada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). É somente através do Cadastro Único que o Governo é capaz de fazer a seleção das pessoas que precisam, verdadeiramente, serem atendidas imediatamente de extrema pobreza e pobreza.

É responsabilidade do município promover visitas domiciliares às famílias que se enquadram na categoria de pobreza e pobreza extrema constantemente para fazer o registro no sistema. Caso a família atenda a esse perfil, mas ainda não tenha sido contatada pela equipe de atendimento, pode ir ao Centro de Referência em Assistência Social, também conhecido como CRAS, de sua cidade e solicitar cadastro no CadÚnico.

A Identidade Juvenil garante aos estudantes de 15 a 29 anos e baixa renda, direito a viagens gratuitas e meia entrada em shows, eventos e teatros.

Você tem alguma dúvida sobre o Registro Único do Governo? Diga-nos na área de comentários para que possamos resolvê-los.

Siga esse passo a passo para fazer o seu cadastro na ID Jovem

1 comentário em “Como fazer o Cadastro único

  1. Pingback: Consultar número do NIS - ID Jovem - Identidade Jovem

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *