ID Jovem 2019

A ID Jovem 2019 é mais um projeto do governo federal para que muitos jovens de baixa renda tenham acesso a transporte interestadual gratuito, meia entrada em eventos esportivos e culturais. No entanto, muitos desses jovens não conhecem esse direito e nós estamos aqui para explicar como ele funciona e como você pode ter acesso à ID Jovem.

Infelizmente, esse benefício não é amplamente divulgado por portais de notícias e outros sites. Assim, transmitiremos todas as informações necessárias para que os estudantes e jovens possam reivindicar esse direito de ter a oportunidade de obter benefícios sociais.

No entanto, o jovem deve preencher alguns critérios básicos para poder acessar a ID Jovem 2019 e usar essa importante ferramenta de inclusão social. Siga nosso artigo para saber tudo sobre esse direito!

COMO FUNCIONA A ID JOVEM 2019

A ID da Juventude é integrada ao cadastro único do governo federal, que é o mesmo para uso em programas sociais como o bolsa família e outros. O jovem tem direito a meia entrada em eventos artísticos, shows, culturais e de entretenimento e também pode viajar de graça ou ter direito a um desconto de 50% nas viagens interestaduais.

Os jovens podem viajar com esse desconto ou gratuitamente de barco, trem e ônibus. Ele tem direito á duas passagens gratuitas ou duas passagens com metade do desconto. No entanto, os jovens que podem acessar a ID da Juventude são aqueles que estão registrados no cadastro único do governo federal e que têm os dados atualizados.

QUEM PODE FAZER A ID JOVEM?

Por ser um programa muito amplo que pode ajudar muitos jovens brasileiros, é necessário ter algumas regras básicas. Veja o que eles são e se você tem direito:

  • É necessário que o jovem tenha entre 15 e 29 anos;
  • Ser cadastrado no Cadastro Único do Governo Federal, no qual os jovens participantes de programas sociais têm acesso mais fácil ao Cadastro Jovem;
  • Estar com todos os dados pessoais atualizados em menos de 24 meses para ter direito;
  • Ter renda familiar de no máximo dois salários mínimos;
  • Tenha o número do NIS, que é um tipo de identificação para o governo federal.

ID Jovem

Identidade Jovem

Para saber o número do seu NIS, você pode consultar seu cartão de cidadão, também na pasta de trabalho, no extrato do FGTS, entre outras formas.

COMO FAZER A IDENTIDADE DOS JOVEM 2019

Se você se encaixa nas regras que mencionamos acima, você pode procurar a gestão municipal do Cadastro Único  na sua cidade para fazer sua inscrição para a Identidade jovem.

Você pode encontrar a gestão municipal de sua cidade no escritório de Assistência Social, que também pode ser conhecido como CRAS ou na agência que coordena o cadastro único de sua região.

No momento em que o jovem busca o órgão responsável de sua cidade, ele deve solicitar a lista de documentos necessários para fazer seu registro na ID da Juventude.

Cada município pode ter algumas regras ligeiramente diferentes em relação aos documentos, o que inclui:

  • CPF
  • Comprovante de endereço
  • Identidade oficial com foto
  • Carteira de de trabalho (se possuir)Com o número do NIS em mãos, que em média leva 24 horas para gerar, o jovem pode acessar sua ID da Juventude.

Com a ID Jovem em mãos, o adolescente terá acesso a meia entrada em eventos culturais, shows, eventos artísticos, esportes, entretenimento e lazer. Você também pode viajar gratuitamente nas transferências interestaduais ou ter um desconto de 50%.

Você está esperando o que se registrar na ID Jovem e ter acesso a esses grandes direitos? Procure o CRAS da sua cidade e faça seu cadastro já.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *